Divulgação

Silêncio. Uma sala clara e algumas pessoas sentadas. A câmera vai se movendo e se aproximando de quatro pessoas. Estão trabalhando. Entre elas está Ivan (Ivan Silva). Tais indivíduos são presidiários cumprindo pena em uma ala separada da cadeia, a qual é destinada para aqueles que estão prestes a cumprir pena domiciliar.

Infrator, Ivan foi preso por não seguir as leis, obviamente. Mas o motivo de sua detenção não foi dos mais graves, porém, o suficiente para prendê-lo. Foi com base na história de vida desse personagem que o documentário Corpo Delito, dirigido por Pedro Rocha, foi originado.

Do lado de fora da cadeia estão seus amigos José Neto (José Neto), Jefferson (Jefferson do Nascimento) e Gleiciane (Gleiciane Gomes). Eles estão, assim como Ivan, aguardando a decisão dos promotores de justiça para a detenção domiciliar do mesmo.

Eis então que se tem início ao clímax do filme. Ao mesmo tempo em que Ivan anseia pela liberdade, o documentário mostra diferentes pontos de vista de uma realidade que pode ser chamada de semiliberdade. Quando o acordo entre os promotores é firmado, o protagonista é encaminhado a viver sua liberdade condicional, possível a partir do uso de tornozeleira eletrônica.

O apetrecho, no entanto, abre caminho, como dito anteriormente, a várias interpretações para esse tipo de prisão. E junto com o protagonista as perguntas "Isso é Liberdade?", "Que tipo?", são lançadas ao ar, o que leva o espectador a percorrer um caminho, direcionado pelo enredo, de buscar tais respostas.

No entanto, o documentário, em alguns momentos, perde sua essência. Em fração de dez minutos, inúmeros merchans são vistos no filme, mesmo que sutis. A apresentação dos coadjuvantes também fica muito solta, o que dificulta o espectador em identificar, com exceção do personagem principal, quem é quem.

Outro ponto que deve ser levado em conta é uma suave enrolação. São muitas cenas que aparentemente poderiam ser cortadas, enxugando a produção e a deixando mais direta. Cearense, o documentário Corpo Delito tem previsão de d nacional para 07 de dezembro.