Ad Vitam

Lumière! A Aventura Começa, que irá estrear dia 14 de dezembro, é um documentário dirigido por Thierry Frémaux, que reúne 144 filmes dos irmãos Louis e Auguste Lumière que foram restaurados em qualidade 4K.

Os irmãos Louis e Auguste Lumière são considerados os pais do cinema por terem inventado o cinematógrafo. Eles fizeram seus filmes no final do século XIX e início do século XX, sendo que cada filme tinha cerca de 50 segundos.

O filme Lumière! A Aventura Começa tem 1h30min e não apenas mostra os 144 filmes, mas comenta cada um deles, dizendo como foi feito e o que os irmãos Lumière queriam transmitir, dividindo-os em tópicos de acordo com os temas dos filmes mostrados.

Documentário perfeito para quem estuda cinema e/ou cinéfilos que queiram saber mais sobre a história do cinema, porém não deve atingir um público muito grande, já que é um filme voltado mais para estudos.

Por ser um filme tão longo para o gênero e mostrar tantos filmes de 50 segundos ele acaba se tornando maçante, cansativo e tedioso até chegar ao final. Seria um filme bom para assistir em casa e em partes para conseguir prestar atenção nele completamente.