Divulgação

Patricia Dombrowski (Danielle Macdonald), é uma garota de 23 anos que vive com sua mãe Barb (Bridget Everett), uma ex-cantora de blues, e sua avó Nana (Cathy Moriarty), no subúrbio de Bergen County, uma cidade do estado de New Jersey.

Com uma rotina atribulada, Patti tem três jornadas de trabalho. Durante o dia é funcionária de Lou (Nick Sandow), em um buffet. À noite, trabalha como barista em um bar da cidade. E entre as duas funções, escreve letras de rap.

Patricia e seu melhor amigo Jherommeo (Siddharth Dhananjay), conhecido por Jheri, vivem buscando o sucesso e o reconhecimento no mundo do rap, compondo e cantando em alguns pubs. Em um deles, a dupla conheceu Bastard (Mamoudou Athie), pessoa a qual Patti se interessou desde o começo.

Certa vez, Patricia foi ao cemitério com sua avó para ver o túmulo do avô. Lá percebeu a presença de Bastard, que, ao fugir, foi seguido por Patti até o trailer onde ele vivia. Ao entrar no local ela encontra alguns equipamentos de gravação e, após escutar uma música composta por Bastard, ela chama Jheri pra ouvir também. Quando os três a ouvem juntos, o processo de criação toma corpo e acontece a gravação da primeira música do trio, mais tarde chamado de PBNJ.

Com ele, o trio se depara, por meio de um dos trabalhos de Patrícia, com O-z (Sahr Ngaujah), um famoso produtor e cantor de rap. E é, a partir daí, que a trama de Patti Cake$, novo longa-metragem do diretor Geremy Jasper com estreia prevista para 30 de novembro, começa.

Patti Cake$ é um retrato do progresso de carreira de uma rapper branca do subúrbio. Realidade muito semelhante ao mesmo período de vida do rapper Eminem, a qual foi retratada pelo diretor Curtis Hanson no filme 8 Mile - Rua das Ilusões. Ambas as personalidades enfrentaram obstáculos semelhantes, como preconceito e a pobreza.

Como um documentário, o novo trabalho de Jasper é fidedigno e fiel ao que foi vivido por Patricia Dombrowski. A batalha, a desilusão, a raiva, o ódio, o preconceito. Todos esses são fatores intrínsecos em cada olhar dado por Danielle durante sua atuação. Por meio desta, é possível sentir tudo o que a personagem passa a cada cena.

A vida levada por Patricia, Jheri e Bastard é uma lição de persistência e perseverança. Patti Cake$ é um filme que te surpreende e te prende a todo momento. De arrepiar.