Divulgação

Com o objetivo de desnaturalizar e levantar a discussão sobre a passividade social em relação ao abandono paterno, os cinco estudantes de jornalismo Flávia SchottGuilherme AndradeTainá RobertaMiguel Deak e Victória Magalhães iniciaram um processo de pesquisa para conclusão de curso que alcançou histórias e pessoas impressionantes. O livro, Cadê você? - As pessoas por trás do abandono paterno é o aprofundamento desta pesquisa, e uma consequência da necessidade de dar voz à uma questão vista como menor, ou até mesmo irrelevante socialmente, mas que apresenta resultados assustadores.

Dessa forma, em parceria com o Estúdio Aspas, informamos que a pré-venda da obra se inicia em 04/09 e o evento de lançamento ocorrerá a partir das 17h no dia 14/10, no Bar Baderna (Rua Oscar Freire, 2529 em Pinheiros, São Paulo). O bar fica em frente a estação Sumaré do metrô, e conta com um ótimo cardápio de comidas vegetarianas e bebidas. A entrada é gratuita.

Na intenção de balizar de forma mais próxima os impactos do abandono paterno, desde o início da pesquisa, foi criada uma página no Facebook, hoje com mais de 13 mil curtidas, com o mesmo nome do livro. A página permite relatos espontâneos de abandono, bem como a troca de informações e a necessária discussão sobre o tema.

Dos cinco autores do livro, quatro viveram a experiência do abandono por parte de seus pais. O que possibilita o olhar empático e cuidadoso com cada uma das histórias. A obra também conta com as delicadas ilustrações de Miguel Deak que busca nos apresentar a essência das pessoas relatadas. Cada ilustração complementa a narrativa e dá um toque de leveza para histórias.