Diego Pinheiro / Allmanaque
(Da esquerda para direita: Miguel Deak; Um comprador; Victória Magalhães; Tainá Roberta; Guilherme Andrade; e Flávia Carina Schott)

Com casa cheia, autores ficaram reféns dos autógrafos

Sábado, 14/10. Dia frio e chuvoso na capital paulista. A data seria de confraternização, de lançamento e satisfação. Era essa a energia que se espalhava pelo Bar Baderna, um ambiente localizado na conhecida Rua Oscar Freire. O local foi escolhido para sediar o lançamento do livro Cadê Você?, uma obra literária fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de um grupo de alunos do curso de jornalismo da paulistana Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

No bar estavam Flávia Carina Schott, Guilherme Andrade, Miguel Deak, Tainá Roberta e Victória Magalhães, os cinco alunos-autores do livro. Todos presentes desde às 17hs, horário de abertura do empreendimento e marcado para o início do evento. Dentre amigos e familiares, todos queriam adquirir um exemplar do livro, um relato jornalístico sobre a vida de pessoas que sofrem ou sofreram pelo abandono paterno. 

Segundo o ilustrador e autor Miguel Deak, a publicação, que contém diferentes perfis, traz ilustrações para dar mais leveza à narrativa. "Para nós, que passamos por essa situação, fica mais fácil de sentir, de estar inserido nessas histórias. E as ilustrações vêm para aumentar o sentimentalismo do livro", contou .

Esse sentimentalismo podia ser sentido até mesmo em um espaço interativo do bar, onde era possível escrever bilhetes em pedaços de papel e pendurá-los em um cordão. Enquanto tal atividade era feita, ouvia-se, nas vozes dos autores, alguns relatos presentes no livro. E foi para esse ambiente que a sessão de autógrafos foi transferida por conta da garoa.

Dos cinco escritores, Flávia Carina Schott foi a única que não passou pela experiência tratada no tema central da narrativa e admitiu ter sido, por essa razão, mais difícil de produzir. "Realmente foi mais difícil para eu começar a escrever. Mas foi bom ter feito este exercício de se colocar no lugar do outro. Isso acabou mexendo mesmo comigo, porque as histórias são, ao mesmo tempo, emocionantes e revoltantes", explicou. 

Cadê Você?, uma publicação da editora Estúdio Aspas, já foi destaque na Revista Ana Maria e no endereço online do Portal Impresa. O livro está disponível para compra através do site da Like Store ao preço de R$ 45.