Divulgação

Nesta segunda-feira, às 22h, a faixa É Tudo Verdade, apresentada por Amir Labaki no Canal Brasil, exibe o documentário Intolerância.doc. Com direção e roteiro de Susanna Lira, o filme aborda casos de intolerância que envolvem crimes de ódio, cometidos por preconceitos de raça, religião, etnia, nacionalidade e orientação sexual.

O primeiro ato do roteiro – também de autoria da cineasta – aborda um problema centenário e sistêmico de uma prática bárbara ligada a maior paixão do esporte nacional: as brigas entre torcidas de times rivais. A direção escolhe a tradicional rusga entre a Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel, organizadas de Palmeiras e Corinthians, respectivamente, para mostrar como a raiva entre as agremiações é levada às últimas consequências pelos fãs.

Os relatos em tom de perfeita naturalidade demonstram como a animosidade entre os clubes escala rapidamente a emboscadas, socos e pontapés, resultando, diversas vezes, em mortes para membros de ambos os lados. Apesar da quantidade de óbitos e feridos, nenhum dos entrevistados manifesta remorso ou vontade de colocar um ponto final a esses trágicos relatos.