Divulgação

A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) em parceria com o Canal Brasil e com o Grupo Editorial Letramento lançam o livro Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais. Essa parceria já havia sido feita anteriormente com o livro 100 Melhores Filmes Brasileiros.

O livro em formato de arte Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais será lançado 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na próxima quinta-feira, dia 26, às 19h, na livraria Blooks, do Shopping Frei Caneca. O evento contará com alguns dos autores do livro e com o Paulo Mendonça, que é diretor geral do Canal Brasil, além de dar como brindes a cerveja do Canal Brasil, que é edição limitada para celebrar ocasiões especiais.

O livro reúne documentários de diferentes épocas e formatos que foram escolhidos por votação com as pessoas do Abraccine, além de contar com 20 textos sobre personagens e movimentos importantes na história do documentário no Brasil.

Grandes nomes ligados a crítica, ao ensino e à pesquisa de cinema fazem parte dos 100 autores do livro, como Ismail Xavier, Fernão Ramos, Maria Dora Mourão, José Geraldo Couto, João Luiz Vieira, Carlos Alberto Mattos, Luiz Zanin Oricchio, Hernani Heffner, Eduardo Morettin, Alfredo Manevy, Maria do Socorro, Pedro Butcher, Sérgio Moriconi, Pablo Villaça, Angela Prysthon, Rodrigo Fonseca, Maria do Rosário Caetano, Marcelo Janot, Cléber Eduardo, Júnia Torres e Ilana Feldman.

O livro altamente ilustrado traz a representatividade das mulheres, dos negros, dos indígenas e da periferia no documentário, além de ressaltar a importância do cinema experimental. Paulo Mendonça afirmou: "O leitor não encontrará um movimento ou cineasta melhor do que outro, mas como cada um deles foi importante para montar os alicerces do gênero".