Divulgação

De 6 à 15 de outubro a XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco estará acontecendo, e a novidade desta edição se faz presente na programação, que contará com uma parceria entre a organização do tradicional evento literário e a PUC-RS, proporcionando a aproximação de produtores e escritores à significativos nomes das letras no I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco. O projeto se desenvolverá nos dias 13, 14 e 15 de outubro e envolverá os participantes em uma programação própria, com oficinas, mesas e debates elaborados pelo gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil, escritor e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pela pernambucana Patricia Gonçalves Tenório.

"O Seminário de Escrita Criativa abre uma oportunidade para que os produtores possam apresentar suas obras, integrando esses dois importantes polos criativos de literatura: Recife e Porto Alegre, que desponta no cenário nacional dentro desta primeira especialização em escrita criativa no Brasil dentro programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul", pontua Rogério Robalinho, empreendedor cultural da Bienal em Pernambuco.

A agenda do evento trará diversos peças importantes da construção literária. Entre os destaques estão o idealizador da tradicional e famosa Oficina de Escrita Criativa, Luiz Antonio de Assis Brasil, com a intenção de gerar crescimento na escrita criativa no país. Tanto Assis Brasil, quanto Patricia Tenório procuram articular junto à universidade a participação de doutorandos e mestrandos em atividades oferecidas gratuitamente á todo público. Dessa forma, os interessados passarão durante três dias em contato direto com workshops sobre Mercado editorial e autopublicação, Oficina de Escrita Criativa – Poesia e Prosa – Contos e Roteiros, por exemplo, e ainda contarão com outras diversas possibilidades, podendo se aprofundar em discussões fundamentais como A importância de um ambiente estimulante na Criação Artística, Quem tem medo da Literatura Fantástica? e Era das narrativas e o herói cansado. Problematizações em torno da viagem do herói, suas possibilidades, limites e insuficiências, entre uma diversidade de opções.

O evento, ao todo, contará com nove atividades diferentes, com o envolvimento de nomes de peso como Alexandra Lopes da Cunha, Daniel Gruber, Gustavo Melo Czekster, Guilherme Azambuja Castro, Luís Roberto Amabile, María Elena Morán, Valesca de Assis e o próprio Luiz Antonio de Assis Brasil, que apresentam as oficinas, divulgam seus trabalhos dentro da agenda da Bienal, e ainda participam dos debates no I Seminário Nacional em Escrita Criativa no qual também dialogam com escritores locais, como Raimundo Carreiro, Lourival Holanda, Cida Pedrosa, Maria do Carmo Nino, Adriano Portela, André Balaio, Bernadete Bruto, Elba Lins, Luisa Bérard, Talita Bruto, Robson Teles e Sidney Nicéas, e teóricos, poetas e ficcionistas do Brasil e exterior, tais como Carlos Enrique Sierra (Colômbia), Daniel Perroni Ratto (Ceará/São Paulo), Fernando de Mendonça (São Paulo/Sergipe), Igor Gadioli (Paraíba/Sergipe).

"Estamos levando para Pernambuco um diálogo aprofundado sobre o processo da escrita em suas mais diversas vertentes, de que maneira ela pode fluir e apresentar como funciona a área de Escrita Criativa, que é uma tendência mundial especialmente no ambiente acadêmico, o que comprovamos em nossa experiência na PUC, em Porto Alegre", comenta Patricia Tenório.

A realização da Escrita Criativa se desenvolve desde a década de 30 a partir do surgimento das suas primeiras oficinas, e logo depois sendo desenvolvidas nos próprios ambientes acadêmicos norte-americanos, formulando um período de transformações significativas para sociedade mundial e para as artes, principalmente a literária na qual grandes nomes ganharam destaque.

O evento propõe essa valorização a literatura por meio da escrita criativa e de um mais abrangente contato entre o público e a renomada especialização em Escrita dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. "Com o Seminário, iremos tentar aproximar o polo literário pernambucano do polo literário gaúcho, trazendo uma maior aproximação às ferramentas de escrita criativa e abrir novos olhares sobre a escrita, possibilitando também uma maior construção de grupos de estudos nessa área dentro de diversos cenários aqui no estado, especialmente o ambiente acadêmico. Mas, teremos ainda a oportunidade de divulgar os mais diversos trabalhos que estão sendo realizados em todo Brasil, inclusive com o lançamento da coletânea de artigos dos participantes, Sobre a escrita criativa, pela Raio de Sol, no dia 13/10/2017, a partir das 19h00", diz Tenório.

O projeto acontecerá no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, durante esta décima primeira edição de 6 a 15 de outubro de 2017.

As inscrições são realizadas no próprio site da Bienal de Pernambuco. Confira a programação do I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco:

Data: 13/10/2017
Horário: 10 horas – 13 horas
Oficina/workshop: Mercado editorial e autopublicação

Daniel Fernando Gruber (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: Autopublicação: um caminho possível
Daniel Perroni Ratto (Ceará) – Palestrante: Mercado editorial
Cida Pedrosa (Pernambuco) – Palestrante: Mercado editorial

Data: 13/10/2017
Horário: 15 horas – 18 horas
Oficina/workshop: Estimulando a leitura através da Escrita Criativa

Gustavo Melo Czekster (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: Leitura e Escrita Criativa
Fernando de Mendonça (professor UFS) – Palestrante: Experiência de Criação Literária: da sala de aula ao Clube de Leitura Criadora
Igor Gadioli Cavalcante (professor UFS) – Palestrante: Leitura de Prosa e Poesia: Alimentando a Escrita Criativa
Lourival Holanda (professor UFPE) – Palestrante: Leitura e Escrita Criativa

Data: 13/10/2017
Horário: 19 horas – 21 horas
Mesa: A importância de um ambiente estimulante na Criação Artística

Luís Roberto Amabile (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: Será Porto Alegre uma festa?
Patricia Gonçalves Tenório (PUCRS) – Coordenadora/Palestrante: Vida: uma experiência criativa
Luiz Antonio de Assis Brasil (professor PUCRS) – Palestrante: A Escrita Criativa no Brasil
Valesca de Assis (Rio Grande do Sul) – Palestrante: A mulher e o chamado da Literatura
Sidney Nicéas (Pernambuco) – Palestrante: Inspiração e ação: os gatilhos da Criatividade na Escrita e o sentir e o agir no Texto Literário
Raimundo Carreiro (Pernambuco) – Palestrante: A Escrita Criativa no Brasil


Data: 14/10/2017
Horário: 10 horas – 13 horas
Oficina/workshop: Grupo de Estudos em Escrita Criativa

Patricia Gonçalves Tenório (PUCRS) – Coordenadora/Palestrante: Grupo de Estudos em Escrita Criativa
Bernadete Bruto (Pernambuco) – Palestrante: Viagem ao fundo da Poesia: uma recomposição de trabalhos à luz da Teoria
Elba Lins (Pernambuco) – Palestrante: A Escrita Criativa – dando asas à minha Prosa e novas formas à Poesia
Luisa Bérard (Pernambuco) – Palestrante: Grupo de Estudos em Escrita Criativa
Talita Albuquerque Bruto da Costa (UFPE) – Palestrante: Grupo de Estudos em Escrita Criativa

Data: 14/10/2017
Horário: 15 horas – 18 horas
Oficina/workshop: Devaneios Fílmicos, Cósmicos e Poéticos

Fernando de Mendonça (professor UFS) – Coordenador/Palestrante: Devaneios Fílmicos, Cósmicos e Poéticos
Maria do Carmo de Siqueira Nino (professora UFPE) – Palestrante: Pequenas narrativas com Aventura
Robson Teles (professor UNICAP) – Palestrante: Olhos de Encenador frente a Intergenericidades Poéticas

Data: 14/10/2017
Horário: 19 horas – 21 horas
Mesa: Era das narrativas e o herói cansado. Problematizações em torno da viagem do herói, suas possibilidades, limites e insuficiências.

Daniel Fernando Gruber (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: O herói cansado
María Elena Morán Atencio (PUCRS) – Coordenadora/Palestrante: As histórias que (não) nos contam


Data: 15/10/2017
Horário: 10 horas – 13 horas
Oficina/workshop: Oficina de Escrita Criativa – Poesia

Alexandra Lopes Da Cunha (PUCRS) – Coordenadora/Palestrante: A Poesia como percurso
Cida Pedrosa (Pernambuco) – Palestrante: Oficina de Poesia
Carlos Enrique Sierra Mejía (Colômbia) – Palestrante: A dificuldade da Escrita e o Prazer Criador

Data: 15/10/2017
Horário: 15 horas – 18 horas
Oficina/workshop: Oficina de Escrita Criativa – Prosa – Contos e Roteiros

Luís Roberto Amabile (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: Oficina de Contos e Roteiros
María Elena Morán Atencio (PUCRS) – Coordenadora/Palestrante: Oficina de Contos e Roteiros
Guilherme Azambuja Castro (PUCRS) – Palestrante: De onde vêm as histórias?

Data: 15/10/2017
Horário: 19 horas – 21 horas
Mesa: Quem tem medo da Literatura Fantástica?

Gustavo Melo Czekster (PUCRS) – Coordenador/Palestrante: Escrever Literatura Fantástica no Brasil do Século XXI
Adriano Siqueira Ramalho Portela (professor ESM/FAMA-PE) – Palestrante: Quando o Espírito é quem manda: um mergulho no Roteiro Fantástico de Osman Lins
André Balaio (Pernambuco) – Palestrante: Quem tem medo da Literatura Fantástica?


Link para inscrição: http://www.bienalpernambuco.com/i-seminario-nacional-em-escrita-criativa-de-pernambuco/.