Reprodução

Músico morreu sábado, 18/11

Após a notícia da morte do guitarrista do grupo de hard rock australiano AC/DC, Malcolm Young, inúmeras personalidades do universo rock and roll prestaram suas particulares homenagens ao músico, falecido aos 64 anos. Entre os nomes estão Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Dave Mustaine, Guns N' Roses, Billy Idol, Nikki Six, Dweezil Zappa, Paul Stanley, Zakk Wylde, Def Leppard, Joe Satriani, Joe Walsh, Lars Ulrich, Ginger Wildheart, Ryan Adams, David CoverdaleMike Portnoy, Scott Ian e Foo Fighters.

Dave Grohl, frontman do Foo Fighters, tocou uma versão de Let There Be Rock, faixa do disco de mesmo nome do AC/DC, lançado em 1977. A ocasião se deu durante apresentação do grupo no Festival Corona Capital, na Cidade do México (MEX), na noite de 18/11.

"37 anos atrás eu e meu amigo Harry Winkle fomos ao cinema assistir à sessão da meia noite de um filme. Era sexta-feira no Uptown Theater, em Washington (DC). Isso foi em 1980 e nós tínhamos 11 anos. O filme foi Let There Be Rock, o qual mudou a minha vida.

Aquele filme, uma performance ao vivo do AC/DC em Paris, França, datada de 1979, mostra como um show de rock & roll deve ser. Suado, solto e alto. Uma implacável apresentação de um grupo perfeito. Essa foi a primeira vez em que eu perdi o controle para a música! A primeira vez que quis estar em uma banda. Não queria mais tocar minha guitarra. Queria quebrá-la!. Obrigado, Malcolm, pelas músicas, sentimentos, tesões e os anos de coltrole perdido para o rock and roll. Farei isso apenas esta noite. Para você!
", escreveu Grohl na conta do Foo Fighters no Facebook.

Dave Mustaine, frontman do grupo estadunidense de heavy metal Megadeth, fez o mesmo. "Malcolm se foi. Embora sua música ainda esteja viva, não há palavras para expressar essa tristeza. Doce como é, estou feliz por ele estar livre da demência e estar no paraíso com Bon Scott e seu irmão, George Young. Eu devo tanto ao Malcolm Young e ao seu talento admirável. Malcolm, você é meu herói! Te vejo um dia no paraíso", escreveu na conta do grupo no Facebook.

O guitarrista do grupo de heavy metal estadunidense Anthrax, Scott Ian, também prestou homenagem ao músico, mas na conta do grupo no Instagram.

"Malcolm teve um poder intenso,  além de um percussivo e econômico estilo que faz dele o maior guitarrista rítmico de todos os tempos. Suas estranhas habilidades de tocar apenas as notas necessárias de seu Gretsch foram as que criaram o AC/DC. Seus riffs, sentimentos e tons de alma da banda. 

O que ele significa para mim não dá pra quantificar. Sou um guitarrista rítmico por causa do Malcolm Young. Ele vive comigo sempre e eu espero honrar o homem que foi e a lealdade que teve sempre que for tocar
".

Veja abaixo as homenagens do restante dos astros do rock citados na matéria a Malcom Young: