Divulgação

Mônica Ayub é uma jornalista e pesquisadora nata. Inserida no mundo da moda e da arte desde o início da década de 80, quando vivia em Paris, ela estudou museologia e restauração de arte na École du Lovre, na capital francesa. Recém-formada e ex-aluna da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, Mônica conquistou seu espaço num ambiente dominado por homens engravatados do mercado de negócios. Desafios como esse nunca foram um problema para ela, uma workaholic declarada. 

De sua empresa M&P Assessoria e Consultoria em Comunicação, pioneira no mercado de assessoria de imprensa no Nordeste, Mônica colheu bons frutos que deram origem a suas empreitadas no setor fashion, por exemplo. Ela já foi colaboradora regional das revistas Marie Claire e Elle e, além disso, pôs em prática seu conhecimento de fashion stylist na TV Globo Nordeste no quadro Certo ou Errado, exibido semanalmente no telejornal NETV Primeira Edição, no qual Mônica saía às ruas com uma equipe analisar a vestimenta de cidadãos comuns.


 Divulgação

Agora, Mônica Ayub se prepara para estrear mais uma obra: o livro Estilo & Atitude, lançado pela Editora Labrador (SP). Em suas 232 páginas, a obra insere a moda em seus diversos períodos, desde a era vitoriana (século XIX) até os dias atuais - quando ser fashion significa ter um estilo próprio e vestir-se da forma que lhe agrada. "É uma obra para auxiliar quem quer ter estilo e segurança ao vestir qualquer que seja o look", conta Mônica. Em outras palavras, Estilo & Atitude é um manual, com leitura leve e agradável, de como ler a moda do cotidiano sob o ponto de vista de um mundo completamente inserido na economia global. "É essa contextualização, nos momentos de cada década, que percebemos a razão deste ou daquele look, deste ou daquele movimento, deste ou daquele protesto", explica a autora.

O lançamento de Estilo & Atitude acontecerá no dia 4 de outubro, das 19h às 21h30, com noite de autógrafos na Livraria Cultura Shopping RioMar. Entretanto, o livro já está à venda na versão impressa nos sites da própria Livraria Cultura, Amazon e na Saraiva, além de estar disponível em formato digital nas plataformas de vendas do Google Livros, iBooks, Kobo, Amazon, Cultura e Saraiva.