Divulgação

O documentário Pantanal, A Boa Inocência de Nossas Origens, produzido pela 3 Tabela Filmes e dirigido por Izabella Faya e Eduardo Nunes, terá a sua primeira exibição em Cáceres, no Mato Grosso, no dia do aniversário do Rio Paraguai, 14 de novembro, às 20h.

O filme passa por Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Nhecolândia, Miranda, Cáceres e Poconé, mostrando a exuberância natural do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Partindo do olhar dos personagens, compreendemos o equilíbrio entre homem e natureza, onde o movimento das secas e das enchentes determina a forma de viver.

O público poderá conferir o longa, que mostra o dia a dia dos moradores da maior planície alagada do mundo, em um telão à beira do rio, ao lado da Secretaria Municipal de Turismo (Sicmatur). É a primeira vez que o filme será visto pela comunidade que fez parte dele. A sessão é gratuita e conta com patrocínio exclusivo da Lojas Americanas e Americanas.com.

"As pessoas sempre pensam no Pantanal como um paraíso selvagem rico em biodiversidade, mas esquecem que há séculos homens e mulheres das comunidades tradicionais resistem a todo tipo de ameaça e conservam esse conjunto de riquezas que foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco. Exibir o filme no dia do aniversário do Rio Paraguai, esse rio que corta quatro países até desaguar no Atlântico, é um presente que queremos dar para os pescadores de Cáceres", conta Izabella Faya.