Reprodução

Morte foi causada pelo mal de parkinson

Pat Torpey, fundador e baterista do grupo de hard rock estadunidense Mr. Big, morreu nesta quarta-feira, 07/02, aos 64 anos em decorrência do mal de parkinson. No entanto, a notícia foi confirmada pelo Facebook da banda no início da manhã de hoje, 09/02. "Com o coração apertado, nós dizemos a vocês que nosso irmão, amigo, baterista e fundador, Pat, faleceu nesta quarta-feira, 07/02, por conta de complicações com sua doença de mal de parkinson".

O comunicado foi seguido de uma declaração feita pelo baixista do grupo, Billy Sheehan. "Me desculpem por ser o portador dessa notícia tão triste. Pat Torpey tem sido meu amigo mais próximo na música por 30 anos. Ele faleceu quarta-feira por conta de complicações com sua doença de parkinson", lamentou.

De acordo com Sheehan, todos do Mr. Big têm o maior respeito e admiração por Torpey. "Pat foi um dos melhores seres humanos que tive o privilégio de conhecer e a honra de trabalhar. Ele é amado por todos que o conheceram. Com certeza, ele foi um dos melhores bateristas que o mundo conheceu", disse.

A família, banda e gestores reivindicam privacidade neste momento. "Por favor, mantenha sua doce mulher e seu querido filho respaldados em sua prece. Eu te amo, Pat! Você fez do mundo um lugar melhor. Nós sentiremos sua falta. Nós nunca o esqueceremos! Descanse em paz, meu irmão", pediu Billy Sheehan.

Pat Torpey revelou estar sofrendo de mal de parkinson no inverno de 2014. Ele não estava apto a tocar em todas as músicas de Defying Gravity, o nono e mais recente disco de estúdio do Mr. Big, lançado em 2017 via Frontiers Records. Para sua produção, a banda recrutou Matt Starr para completar as gravações.

Tributos a Torpey tem sido postados nas redes sociais por músicos como Richie Kotzen, guitarrista fundador do Mr. Big, o baterista Mike Portnoy, o guitarrista solo Michael Sweet, o ex-tecladista do Dream TheaterDerek Sherinian, o ex-baterista do JourneyDeen Castronovo e o ex-vocalista do Rainbow, Graham Bonnet.

Abaixo seguem os clipes de Everybody Needs a Little Trouble e Defying Gravity, singles do recente disco. Nos vídeos, é clara a substituição vez ou outra de Pat Torpey por Matt Starr. Assista: