Divulgação

Já imaginou se você pudesse criar aventuras incríveis e desbravar o Brasil na época do descobrimento junto com seus amigos? É essa a ideia de A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis, que será lançado em novembro. O livro é uma adaptação da série de mesmo nome para o mundo dos jogos analógicos de RPG, instigando os jogadores a explorar um vasto território ainda desconhecido pelos colonizadores.

Com uma mecânica simples e contendo diversos dados históricos e culturais, o livro foi inspirado nas aventuras da dupla de heróis da série A Bandeira do Elefante e da Arara: o holandês Gerard van Oost e o iorubano Oludara, que se encontram em uma versão fantástica do Brasil Colônia do século XVI. Em suas jornadas, eles percorrem cada canto do país e, no caminho, esbarram com diversas populações e grupos étnicos, desde goitacás e tupinambás até jesuítas e bandeirantes. Porém, o cenário fica ainda mais intrigante à medida em que surgem lendas indígenas e figuras do folclore brasileiro, como sacis, caiporas e curupiras: todos dotados de destreza e poderes mágicos.

O livro é o resultado de dez anos de pesquisa e possui uma mecânica própria e simples baseada em três dados de seis lados, facilitando seu uso para o público iniciante e sendo uma bela porta de entrada para a criançada entrar no universo dos jogos de interpretação. "Acredito que habilidades natas não existem. Quem quer mais força física deve fazer exercícios. Quem gostaria de adquirir mais conhecimento precisa ler e estudar. Começamos com uma premissa simples: com dedicação e esforço, se pode aprender qualquer coisa nesta vida", salienta Christopher Kastensmidt, autor da série.

O lançamento ocorre em eventos presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre nos meses de novembro e dezembro. Em São Paulo, o livro será lançado durante a programação da Virada Nerd no dia 2 de dezembro, às 15h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O evento, organizado pela editora Devir Brasil, ainda conta com o Primeiro dia do RPG Grátis, onde serão distribuídos exemplares da aventura A Lenda da Ave Dourada, do autor João Beraldo, no MIS e nas 34 lojas participantes. A primeira versão será publicada pela editora Devir Brasil com capa dura, 208 páginas e um preço sugerido de R$ 28,00.

Serviço:

Fortaleza


Data: 18 e 19 de novembro
Local: Evento SOUL+RPG (Shopping Benfica)

Presença do autor Christopher Kastensmidt.
 
Porto Alegre

Data: 25 de novembro
Local: Loja NERDZ

Presença do autor Christopher Kastensmidt, do produtor Vitor Leães, do diagramador Filipe Borin, e da capista Marcela Medeiros.
 
São Paulo

Data: 2 de dezembro
Local: Virada Nerd no Museu da Imagem e do Som (MIS)

Presença do autor Christopher Kastensmidt, dos artistas SulaMoon e Gabriel Rubio e de João Beraldo, autor da aventura A Lenda da Ave Dourada, em painel às 15h, seguida de sessão de autógrafos.
 
Rio de Janeiro

Data: 8 de dezembro
Local: Livraria Cultura, Cine Vitória

Presença do autor Christopher Kastensmidt e do artista Rodrigo Camilo.
 
Salvador 

Data: 18 de dezembro
Local a ser anunciado

Presença do autor Christopher Kastensmidt. Nos dias 16 e 17 de dezembro, Christopher tem participação especial no evento Anipólitan, que acontece no Campus I da Unime Salvador.